quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dores musculares o que fazer

Quando ficamos muito tempo sem praticar nenhum tipo de atividade física e voltamos a praticá-la, ou então, quando começamos uma nova rotina de exercícios, a maioria das pessoas sentem dor e rigidez nas articulações e também nos músculos exercitados. As atividades físicas que não estamos acostumados acabam causando dor no músculo.
A dor é um mecanismo de proteção que é ativada diante da possibilidade de ocorrência, ou após o aparecimento de lesões e faz com que o indivíduo reaja para remover o estímulo álgico, ou seja, de dor. Os receptores da dor são as terminações nervosas livres suscetíveis a estímulos mecânicos, térmicos e químicos.
A dor pode ser considerada temporária ou crônica, sendo que a primeira pode persistir por várias horas imediatamente após um exercício extraordinário e a dor crônica ou dor muscular de início tardio pode aparecer a seguir e durar por 2 a 4 dias.
As principais causas da dor são: Teoria da Ruptura tecidual, Teoria do Espasmo e Teoria do Tecido Conjuntivo. A causa exata do aparecimento da dor muscular é desconhecida, porém o seu grau de desconforto depende em grande parte da intensidade e duração do esforço físico e também do tipo de exercício físico praticado, sendo que a causa da dor é a sobrecarga ativa imposta a uma fibra muscular que desencadeia o dano muscular e a dor resultante.
A dor temporária não constitui em um grande problema, pois é de curta duração e tende a melhorar quando se suspende o exercício, já à dor crônica pode gerar sérios problemas.
Para a prevenção da dor muscular é indicado: alongar-se, pois o alongamento ajuda não apenas na prevenção da dor, mas permite o seu alívio, mas lembre-se que os exercícios de alongamento devem ser feitos lentamente; Fazer uma progressão gradual na intensidade do exercício, pois ir aumentando a intensidade do exercício gradualmente reduz a possibilidade de dor muscular excessiva; Alguns médicos indicam a ingestão de vitamina C, pois isso previne e reduz as dores musculares.
Para não sentir dores musculares no dia seguinte a melhor maneira é diminuir a intensidade ou a carga do exercício nas próximas sessões de treinamento, porém se a dor for muito incômoda é interessante que se faça uma interrupção dos treinos para permitir com que o organismo se recupere e que a região lesionada fique melhor e se a dor for insuportável é indicado consultar um médico para realizar alguns exames e em alguns casos é indicado o uso de um antiinflamatório, relaxante muscular ou algum medicamento que amenize a dor.

Nenhum comentário: