terça-feira, 10 de julho de 2012

Importância de uma boa postura

A postura pode significar muito sobre uma pessoa detecta desde problemas de saúde  até a personalidade, maioria das pessoas não sabem como é importante manter a postura mesmo nos momentos de mais descontração, é muito mais que uma questão de etiqueta e sim de saúde, a postura está ligada diretamente com a coluna vertebral e quando é afetada toda a saúde se compromete o mau posicionamento da coluna durante muitos anos se reflete em uma velhice com pouca qualidade de vida, os fatores que levam a má postura podem ser inúmeros desde psicológicos até fisiológicos ou negligências e mau hábitos, podendo afetar o sistema digestivo, ligamentos, articulações, sistema respiratório, problemas de intestino e até os músculos. Manter o posicionamento correto da coluna é essencial para a aparência, as pessoas não se preocupam em se sentar corretamente no trabalho, no ônibus, em casa, na mesa de jantar e isso causa um relaxamento do corpo que se habitua e quando houver a necessidade de uma postura como em uma entrevista de emprego, por exemplo, o corpo já estará acostumado e a postura incorreta para o organismo será natural.
 Existem alguns problemas sociais que estão relacionados com a má postura como a tecnologia, a sociedade está mais eletrônica, os jovens passam mais horas em frente a televisão, ao computador, as novas áreas de emprego também influencia, trabalhar por muitas horas em serviços repetitivos, no qual requer digitação, sentado ou em pé por muitas horas, motoristas também estão submetidos a ter problemas de postura, maioria das pessoas não sabem ao certo qual é a postura correta, por falta de informação e pelo fato de que o organismo já se acostumou com tal posição que não consegue mais entender o sinal de uma boa postura. A postura não significa apenas como o individuo deve se sentar, andar ou permanecer, mas sim a maneira correta como realizar os movimentos, como trabalhar, ver televisão, sentar-se à mesa de jantar, levantar pesos, se agachar, levantar ao acordar, lavar roupa, enfim é preciso cuidar dos movimentos feitos que envolvam um maior esforço da coluna vertebral porque é ela quem dá a sustentação do corpo e quando os movimentos feitos não são corretos os problemas gerados podem ser irreversíveis.
 Existem várias maneiras de corrigir a postura, lembrando que quanto antes melhor serão os resultados. No trabalho mantenha sempre a mesma posição se movendo constantemente, pelo menos a cada vinte minutos cruzar as pernas, esticar se no caso fica em pé, sentar-se, agachar-se e não deixe de alongar, desta maneira é mais fácil corrigir a coluna quando o corpo se submete a uma postura incorreta. As costas possuem três curvas naturais tente ao máximo mantê-las, não carregue pesos, quando você exige muito da coluna os músculos se enfraquecem e assim danifica a postura, mantenha exercícios físicos para garantir músculos fortes e saudáveis, oferecendo maior sustentação à coluna garantindo postura. Cuidado com as oscilações tente evitar. Cuidado ao levantar pesos, agachar-se ou realizar movimentos incorretos, é importante manter a coluna sempre alinhada ao realizar estes movimentos, os famosos “mau jeito” que causam muitos problemas as pessoas são causados por gestos incorretos e movimentos irregulares. Consulte um fisioterapeuta se tiver maiores dúvidas, existem tratamentos com o RPG feito pelo profissional que prometem reverter quadros de má postura ajudando os pacientes a terem mais qualidade de vida.

Nenhum comentário: