segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como evitar o estresse no trabalho

Trabalhar para algumas pessoas é sinônimo de estresse devido a vários fatores como a jornada intensa de trabalho, cobranças, entre ouros fatores que influenciam o estresse afetando a vida pessoa e até a saúde, algumas empresas investem no bem-estar de seus funcionários para que eles trabalhem mais de forma prazerosa garantindo qualidade de vida a eles e lucro para a empresa, para evitar este tipo de estresse que atinge mais da metade da sociedade é necessário seguir algumas dicas e relevar alguns fatores que podem estar influenciando para o aumento de seu estresse. Os famosos workaholic ou viciados em trabalho têm uma forte tendência de sofrer com o estresse, isso ocorre porque a maioria deles não consegue se desligar um minuto se quer do seu emprego, é preciso estabelecer limites e separar a vida pessoal da profissional a forma mais simples de se distrair e ter bons momentos fora do trabalho é programar atividades durante a semana após a jornada de trabalho, desde que a atividade lhe proporcione prazer pode ser um esporte, aula de dança, um curso de pintura, teatro, ou até um curso técnico, estudar o que gosta pode ser muito prazeroso entre outras atividades.
O apoio familiar é indispensável, mas você também deve compreendê-los e fazer de tudo para melhorar, busque uma forma de compensação de prazer, se estressou no trabalho descarregue suas energias de alguma maneira através de algo que te fornece prazer e distração, pode até ser um filme com os filhos ou levar o cachorro para passear e também ler um livro. Esteja ciente que este tipo de estresse afeta a saúde e limite seu corpo, se está com dor nas costas devido à posição ou por movimentos repetitivos não estimule a dor, pare um pouco, alongue-se, trabalhe a respiração dê uma pausa para o trabalho por pelo menos quinze minutos.
Estar só pode ser muito proveitoso, os momentos que tem a oportunidade de estar sozinho relaxe, cante alto, dance, faça sem medo o que não faria se estivesse acompanhado, a sensação de liberdade fornece o relaxamento ao corpo e a mente. Envolver a emoção com o profissionalismo geralmente não dá certo, pode ser difícil, mas o controle é tudo para se relacionar com colegas de trabalho. Não dispense suas férias, não há dinheiro que pague sua paz, aproveite para relaxar e se puder esqueça por completo o trabalho, desligue celular e evite acessar sua caixa de e-mail. Procure dormir com um bom travesseiro, colchão em um ambiente confortável e aconchegante, faça tudo para ter um sono tranqüilo, isso é fundamental para o corpo descansar.

Nenhum comentário: